Serviços

O trabalho desenvolvido pela in.cognita resulta de estudos e formações principalmente em duas áreas: a Terapia Cognitiva e a Neuropsicologia.

As duas enfocam a cognição, que é o conjunto das capacidades mentais.  Mas com especificidades importantes.

Terapia Cognitiva



É uma das linhas terapêuticas para se atender em psicoterapia. Na cognitiva abordamos o aqui e agora, mas sabendo que nossas vivências modularam o que somos. Pensamos em como pensamos, atentamos para o que sentimos e buscamos formas de elaborar, aprender a lidar, 'digerir"o que passamos.

Então a terapia pode e deve ser buscada no momento em se desejar fazer terapia!

Fazer terapia, quando queremos, nos ajuda desde o lidar com aspectos do cotidiano para "sairmos melhor do que entramos" em uma situação, até o lidar com questões fortemente impactantes, associadas a diversos transtornos mentais.

Neuropsicologia

É uma área da neurociência.

A avaliação neuropsicológica é uma área do diagnóstico psicológico.

Esta busca analisar o desempenho das pessoas em capacidades como as de atenção, memória, linguagem e performance em geral.

Mas quando buscar? No momento em que se tem alguma queixa quanto ao desempenho destas capacidades, a avaliação ajuda a entender se o que percebemos de dificuldade está dentro do esperado ou não.

E isso vale para crianças adultos e idosos. Assim, é procurada quando há:

- Déficit de Atenção;

- Dificuldades de aprendizagem;

- Alterações de comportamento;

- Perda ou dificuldade de performance;

- Quadros neurológicos;

- Alterações no envelhecimento.

Entre outros.

 

Treino Cognitivo

É uma das formas de se aprimorar um desempenho, seja ele deficitário ou não. O treino cognitivo individualizado parte da detecção daquilo que estaria diferente do que se espera e então elaboram-se estratégias para melhorar uma capacidade em si ou se driblar as dificuldades ara ter um desempenho final melhor.

Como assim? Bem, podemos treinar formas de melhorar nossa atenção ou também ver estratégias de driblar dificulades de memória, como formas eficientes de anotação, por exemplo. ​Mas no que isso seria diferente de fazer um joguinho que exige atenção ou palavras cruzadas, por exemplo? O trabalho estruturado, tecnicamente embasado e gradualemente aumentado em grau de dificuldade fará importante diferença para se alcançar um resultado eficaz.

 

Matérias & Materiais

Central

- Brooklin; São Paulo / SP

Parceiros

  - Santos / SP

  - Petrópolis / RJ

Agendamentos

WhatsApp: 11 982455582

Central: 11 3280.9938

Celular: 11 98245.5582

© 2018 by in.cognita.

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now